Qual é o metaverso?
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O que é o metaverso?

Espelho preto, uma série de filmes britânica que estreou em 2011, apresentou um mundo fictício onde os humanos interagiam estreitamente com a tecnologia através da realidade virtual e aumentada. No filme, os humanos escaparam das dificuldades da vida como a conhecemos, mas ainda tiveram experiências significativas. Na verdade, a “vida real” era virtual e todos trabalhavam com um sistema de pontos. Avançando até hoje, o que era ficção em 2011 está lentamente se tornando uma realidade com o potencial deste metaverso.

O que é o metaverso?

Em 28 de outubro de 2021, o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, anunciou que a empresa estava mudando a marca e seu nome para ‘Meta’. 

Houve várias perguntas desde que esta notícia foi divulgada. O que o Facebook está tentando fazer? O que é o Metaverso? Quais são as implicações a curto e a longo prazo? Como isso mudaria a maneira como vivemos e fazemos as coisas? Como isso afetaria o conceito de dinheiro? Em quanto tempo tudo isso estará acontecendo? 

At Coinrule, não deixamos perguntas sem resposta. Então, vamos nos aprofundar neste tópico.

Um universo digital paralelo  

Embora pareça que sim, ‘metaverso’ não é realmente uma palavra nova. Tem sido uma palavra da moda desde os anos 90, quando foi popularizada por Neal Stephenson em seu romance de ficção de 1992, Snow Crash. 

No livro, Stephenson descreveu o metaverso como um “lugar imaginário compartilhado para o público, disponível na internet e projetado em óculos de realidade virtual”.

Hoje, os especialistas descrevem o metaverso como um universo digital paralelo. Alguns também projetam que é o futuro da internet. 

O metaverso é a internet, repleta de experiências de realidade virtual e aumentada. Pense nisso como um mundo onde você pode ter experiências do mundo real virtualmente.

Embora parte da tecnologia necessária para o universo esteja atualmente disponível, ainda há um longo caminho a percorrer antes que o metaverso se torne amplamente disponível. 

NFTs e o Blockchain no Metaverso

Uma das novas siglas mais comuns nos últimos tempos é “NFT” (tokens não fungíveis). 

Especialistas disseram que os NFTs e outras tecnologias semelhantes são uma parte crucial do metaverso porque, com eles, o metaverso tem um sistema monetário universal coerente.

Há fortunas a serem feitas para aqueles que se posicionarem e alavancarem tecnologias emergentes, como jogos para ganhar e NFTs.  

Em finanças, um ativo indistinguível e intercambiável com outras instâncias do mesmo ativo é considerado um ativo fungível. Por exemplo, moedas e criptomoedas são ativos fungíveis – não há diferença entre 2 notas de dólar separadas ou 2 bitcoins separados.

Qualquer dólar pode ser trocado por qualquer outro dólar; da mesma forma, qualquer bitcoin pode ser trocado por qualquer outro bitcoin. 

Por outro lado, um token não fungível é um ativo único intercambiável. É único porque o valor de um NFT é exclusivo para o proprietário. Por exemplo, a arte digital que lembra sua avó pode valer US$ 1000 para você. Então adivinhe? É nesse valor que você pode definir seu preço.  

Os NFTs são uma forma segura e descentralizada de identificar e provar a propriedade de um ativo virtual. Os NFTs são armazenados no blockchain. Dessa forma, qualquer pessoa pode possuir esses tokens e possuir ativos digitais. Qualquer pessoa que “vende” um produto digital (seja arte, música ou qualquer outra coisa) está simplesmente vendendo a prova de propriedade do ativo.  

Os NFTs são gerados e protegidos com tecnologia blockchain. No entanto, a diferença entre NFTs e, digamos, bitcoin ou ethereum é que não existe um valor negociável geral associado a um NFT em si.  

Rebranding do Facebook para “Meta” 

Ao longo dos anos, o Facebook evoluiu de apenas uma plataforma de mídia social. Com compras como Instagram e Whatsapp, a empresa sempre mostrou sua ambição. Sob esta luz, a mudança de nome não é muito surpreendente. 

Neste ponto, a empresa possui muitas subsidiárias e linhas de negócios, e faz sentido mudar o nome de seu aplicativo principal para se adequar à sua visão mais ampla. 

Em sua declaração, Zuckerberg disse: 

“Acho que houve muita confusão e constrangimento em ter a marca da empresa também como a marca de um dos aplicativos de mídia social... Acho que é útil para as pessoas terem um relacionamento com uma empresa que seja diferente do relacionamento com qualquer um dos produtos específicos, que pode substituir tudo isso.”       

Em março de 2014, Mark Zuckerberg comprou a Oculus, uma empresa que produz headsets VR, por US$ 2.3 bilhões. Essa mudança pode ser vista como um precursor dessa reformulação da marca e do futuro da Internet.  

Há muito o que esperar no metaverso, quer você queira investir nele ou ser parte ativa da experiência. 

Oportunidades reais no metaverso    

Embora ainda haja um longo caminho a percorrer, há sinais iniciais de que o metaverso está crescendo, como os mundos digitais alimentados por criptografia, por exemplo, Decentraland. Este é o primeiro passo entre muitos. 

No metaverso, as pessoas podem perseguir todos os aspectos da vida. Isso significa que praticamente todas as indústrias que existem hoje podem existir no metaverso. O metaverso também dará início a uma nova realidade e proporcionará gradualmente vastas oportunidades para a propriedade digital. 

Assim como aconteceu quando ocorreu o boom da internet, o multiverso trará diversas oportunidades. Não é de admirar que Mark Zuckerberg tenha feito uma aposta tão grande nisso.

Produtos virtuais 

Com produtos virtuais, as empresas podem entrar em novos mercados e ampliar a oferta de suas marcas. Por exemplo, comprar uma tiara Gucci de edição limitada no metaverso poderá em breve ser a nova “alta moda” para usar em eventos virtuais. 

Da mesma forma, o metaverso apresentará diversas oportunidades para todos os tipos de marcas venderem produtos virtuais.     

Maior alcance

Você já se perguntou por que a indústria de videogames é mais valiosa do que a indústria de esportes e cinema juntas? O metaverso é projetado para ser realista e mais envolvente experiência de videogame

Isso abrirá portas para as empresas anunciarem e alcançarem públicos maiores. Quando isso acontecer, o metaverso mudará a forma como a publicidade é feita.

Demanda por habilidades

Para que o metaverso aconteça, haverá uma grande explosão e colaboração entre criadores em todo o mundo. Isso significará um aumento nas habilidades básicas, como animação digital, design UI/UX, design visual, arquitetura, arte digital, direito (proteção de propriedade intelectual) e muito mais. 

Arredondamento para cima

Até que o metaverso esteja totalmente formado, ninguém pode responder expressamente à pergunta “O que é o metaverso?” No entanto, podemos imaginar como seria criar um mundo virtual mais envolvente onde as pessoas pudessem trabalhar, divertir-se, fazer compras e ter muito mais experiência com pessoas de todo o mundo. 

Segundo Zuckerberg, CEO da Meta, “Metaverso é um ambiente virtual onde você pode estar presente com pessoas em espaços digitais. Você pode pensar nisso como uma Internet incorporada na qual você está, em vez de apenas olhar para ela. Acreditamos que será o sucessor da internet móvel”.

Estão sendo dados passos fundamentais, provando que o sonho de um metaverso está se manifestando gradualmente. Será interessante observar o desenrolar dos acontecimentos nas próximas décadas.